O Município do Libolo, desde os primórdios foi sempre terra do desporto.
O nome “Campo Infernal da Revolução” surgiu em função dos massacres por fuzilamento de nativos revolucionários. Aqueles que nas comunidades, bairros e aldeias do município, mostravam alguma tendência de despertar os outros, aqueles que eram acusados de feiticeiros, ou mesmo considerados criminosos altamente perigosos, eram recolhidos e fuzilados ou carbonizados em asta pública no referido campo. Em 1998, tive a oportunidade de assistir a um destes terríveis episódios.
Quanto ao Gira Libolo, surgiu no dia 4 de Março de 2021, quando um grupo de jovens amantes do desporto no município reinou pela primeira vez no Liceu do Libolo, afim de projetarem o lançamento de um campeonato municipal com um novo modelo de gestão e organização, tendo criado um estatuto que regula o futebol comunitário. No mesmo ano foram inscritos 16 equipas e ficou eleito como Presidente da Comissão Organizadora, Adão Pedro "Renildo".
Hoje, Gira-Libolo, é uma marca. A capacidade organizacional da CO, transformou o campo da Revolução como lugar de encontro para todos estratos sociais.
Mais dados no próximo Capítulo...