
Foi esta semana colocada a primeira pedra da fábrica de processamento de amido de mandioca da Agrostars, no município de Calulo (Kwanza Sul), marcando o arranque do maior investimento agroindustrial privado da história de Angola. A fábrica será instalada no Rancho Santa Maria, Fazenda Xixila.
O projeto resulta de uma parceria entre a empresa angolana Equity e o grupo vietnamita Xuan Thien, referência mundial na transformação industrial de mandioca.
Principais números do empreendimento:
• Investimento total: 750 milhões de dólares
• Área total: 420.500 hectares (420.000 ha agrícolas + 500 ha industriais)
• Exploração direta: 360.000 ha | Parceria com pequenos agricultores: 60.000 ha
• Duração prevista: 50 anos
• Capacidade da fábrica de amido: 1.600 toneladas/dia (4 linhas de 400 t/dia cada)
• Produção estabilizada: 1.850.000 toneladas de mandioca/ano → 499.200 toneladas de amido/ano
• Unidades adicionais: fertilizantes (150-200 t/dia) e ração animal (170-250 t/dia)
• Empregos diretos e indiretos: 95.000 postos de trabalho
O projecto introduz no país variedades vietnamitas de mandioca de alto teor de amido, maior rendimento e ciclo mais curto, cultivadas com mecanização completa. Está alinhado com o Plano Nacional de Desenvolvimento 2023-2027 e com os objetivos de diversificação económica e industrialização de Angola.
Com este lançamento, Calulo passa a ser o ponto de partida para a transformação de Angola numa potência agroindustrial africana baseada na mandioca e seus derivados (alimentação, farmacêutica, cosmética, têxtil, embalagens e plásticos biodegradáveis).
VEJA AQUI O VÍDEO
(Partilhe e deixe o seu comentário)