Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Pela primeira vez o Libolo e Angola acolherão, de 25 a 28 de julho de 2023, um evento de impacto mundial, reunindo mais de 50 conceituados pesquisadores Universidades de todo o mundo ligados aos estudos do Multilinguismo, do Multiculturalismo e do Contato entre Línguas envolvendo o Português e o Espanhol. Este evento, de grande impacto internacional, será acolhido pelo ISPTLO – Instituto Superior Politécnico do Libolo, em conjugação de esforços com o “Projeto Libolo”, que emprestará a esta instituição de ensino angolana todo o know-how dos seus pesquisadores na realização deste tipo de eventos.

Relembramos que esta importante Conferência Mundial esteve inicialmente prevista para ser realizada no mês de Julho de 2020, tendo sido adiada por motivo da pandemia Covid-19. 

Esta Conferência reunirá dois eventos que decorrerão em concomitância no Libolo: 

Encontro Conjunto da 21ª Conferência Anual da Associação dos Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE) e IX Encontro Internacional do Grupo de Estudos de Línguas em Contato (GELIC)

juntamente com

Encontro Conjunto das 2ªs Jornadas Internacionais Científico-Pedagógicas do Instituto Superior Politécnico do Libolo (ISPTLO) e 8º Encontro Internacional do “Projeto Libolo” (PLb)

A ACBLPE é a maior e mais prestigiada associação a nível mundial dedicada ao estudo das línguas em contato envolvendo o Português e/ou o Espanhol. A ACBLPE reúne pesquisadores docentes e discentes de várias universidades de todo os continentes. 

Quanto ao GELIC, reúne pesquisadores docentes e discentes de várias universidades brasileiras interessados na área do contato linguístico, observando, sobretudo, as questões ligadas ao estudo das variedades de Português e das interetnicidades África-Brasil.

Relativamente ao “Projeto Libolo” já sobejamente reconhecido não só no Libolo e em Angola, mas também um pouco por todo o mundo, é um projeto internacional e multicultural que reúne uma vasta equipa de reconhecidos pesquisadores de várias Universidades e Centros de Pesquisa, que desenvolvem pesquisas no Município do Libolo contando com o apoio de colaboradores, linguísticos e não só, deste município. Este projeto é parcialmente financiado pela Universidade de Macau e também por entidades privadas filantrópicas de Angola e tem no ISPTLO o seu grande parceiro de pesquisas. O “Projeto Libolo”, que intervém nas áreas de Linguística, Etnolinguística, História, Antropologia, Filologia, Atividades Pedagógicas e Ações Socio-humanitárias, está patenteado pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento (R&DAO) da Universidade de Macau, China, com a referência SRG011-FSH13-CGF, e ao abrigo da proteção de direitos autorais de propriedade intelectual “Copyright © 2016, R&DAO University of Macau”. O “Projeto Libolo”, através do seu vínculo à Universidade de Macau, e sobretudo devido também às suas intervenções em defesa do Multilinguismo e do Multiculturalismo, foi recentemente admitido como membro da Cátedra da UNESCO para as Políticas de Língua para o Multilinguismo, sediada na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

A Conferência que decorrerá no Libolo no próximo ano em prol do avanço científico na área das Humanidades, pelo seu impacto a nível mundial junto do cidadão comum, em geral, e sobretudo da comunidade científica internacional, em particular, prestigiará grandemente o ISPTLO, o Libolo e Angola, colocando esta instituição de ensino e o país na pauta das mais avançadas pesquisas científicas no que diz respeito a aspetos do estudo da Linguística de Contato, da Etnolinguística, da Antropologia, da História Pré-colonial, História Colonial e História Pós-colonial, da Filologia, das Políticas de Língua para o Multilinguismo e ainda das questões ligadas às Ações Pedagógicas e do Ensino/Aprendizagem, bem aquelas que digam respeito às Diversidades Comunitárias, ao Multiculturalismo ou às Interculturas das Comunidades.

FOTOS DIVERSAS

PATROCINADORES DO PROJETO

LANÇAMENTO DO SITE "SLB Libolo Heritage"