Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Acaba de ser lançada a edição temática de 2022 da Revista do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos da Universidade de São Paulo – Brasil). Esta revista apresenta nove artigos da edição temática “O contato linguístico e a área transatlântica”, organizada pelos professores doutores Alexander Cobbinah (USP - Universidade de São Paulo), Carlos Filipe Guimarães Figueiredo (Universidade de Macau) e Márcia Santos Duarte de Oliveira (USP), sendo os dois últimos, como sabemos, os coordenadores do Projeto Libolo.

Esta publicação inclui um artigo no âmbito do Projeto Libolo, intitulado “Análise comentada do manuscrito Guia de conversação portuguesa para uso dos libolos pelos missionários da Missão Católica de Calulo, do padre Renato Robert”. Este artigo é de autoria do Prof. Dr. Carlos Figueiredo, em coautoria com duas colegas da USP, ambas pesquisadoras do Projeto Libolo (Prof. Dras Margarida Petter e Vanessa Monte).

Este artigo apresenta a conjugação dos esforços dos autores em três áreas de pesquisas, história, filologia e linguística de contato, com vista à edição semidiplomática parcial e à análise comentada do referido manuscrito, da autoria do padre espiritano Renato Robert (1872-1925). Datado de 1923 e descoberto em 2015 pelo professor e pesquisador Dr. Carlos Figueiredo, este documento é a primeira tentativa que se conhece de registo escrito da gramática da variedade de quimbundo falada na região do Libolo, cuja colonização se iniciou em finais do século XIX. Convidamos todos os interessados nesta temática a lerem aqui o artigo.

Além deste artigo, o Projeto Libolo está ainda representado em mais dois trabalhos, através dos pesquisadores Dr. Eduardo Ferreira dos Santos e Dra. Flaviane Fernandes-Svartman, respetivamente nos artigos “Concordância de gênero variável em Português: aproximações entre variedades africanas e afro-brasileira” e “Português Guineense e Português Europeu: um estudo preliminar sobre a percepção das suas diferenças entoacionais”.

Temos assim na edição temática especial desta prestigiada revista a presença de nada mais de 6 pesquisadores do Projeto Libolo.

Pode aceder a todos os artigos deste número da Revista do Gel neste link

FOTOS DIVERSAS

PATROCINADORES DO PROJETO

LANÇAMENTO DO SITE "SLB Libolo Heritage"