Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Decorreram na USP - Universidade de São Paulo (Brasil), entre os dias 18 e 20-10-2021 e entre 25 e 27-10-2021, respetivamente, o 29º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP e o III Seminário África na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP).

O PL – PROJETO LIBOLO esteve representado nestes eventos com um total de 4 apresentações de iniciação científica, continuando desta forma a ampliar a sua rede de pesquisadores.

O SIICUSP é um evento realizado anualmente que tem como objectivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes de graduação da USP e de outras instituições brasileiras e internacionais, bem como contribuir para a formação dos participantes. Neste Simpósio o PL esteve representado com um trabalho de autoria da Dra. Giovana Merighi de Andrade que integrou 2 das equipas de pesquisa que já visitaram o Libolo.

O III Seminário África na FFLCH teve por objectivo promover a troca de experiências, mapear as pesquisas desenvolvidas na FFLCH e divulgá-las para os estudiosos da área de fora da faculdade, estimulando os diálogos interinstitucionais. Foram apresentadas 62 pesquisas desenvolvidas por alunos ou ex-alunos da faculdade, distribuídas por 15 mesas com diferentes temáticas. Das 62 pesquisas, 10 foram de iniciação científica (3 das quais do PL), 19 de mestrado, 28 de doutoramento e cinco de pós-doutoramento.

As temáticas das referidas 4 apresentações no âmbito do Projeto Libolo foram as seguintes:

29º SIICUSP

- Elementos Prosódico-Pragmáticos no Discurso Tradicional 'Kimbundu-Português-Kimbundu' | Giovana Merighi de Andrade | Orientadora: Márcia Santos Duarte de Oliveira. Leia neste link o resumo da apresentação e visualize-a na íntegra no vídeo com este link (a partir do minuto 42:22).

 III Seminário África na FFLCH

- Edição crítica do “Pequeno Dicionário Português-Kimbundu do Libolo” – Georger (s/d), manuscrito angolano do século XIX | Graduando Otavio César Lopes de Jesus Albano | Orientadora: Márcia Santos Duarte de Oliveira. Pode assistir a esta apresentação no seguinte vídeo, a partir das 02:08:15 horas;

- Os estudos do português falado em Angola: o caso do ‘modo irrealis’ falado no Libolo/Angola | Graduanda Isabella Matos Rodrigues | Orientadora: Márcia Santos Duarte de Oliveira. Pode assistir a esta apresentação no seguinte vídeo, a partir do minuto 28:53;

- Para uma revisitação do sistema de classes nominais do kimbundu do Libolo a partir do “Pequeno Dicionário Português-Kimbundu do Libolo” – Georger (s/d) | Graduando Osmar Henrique Lima Carvalho e Castro | Orientadora: Márcia Santos Duarte de Oliveira. Pode assistir a esta apresentação no seguinte vídeo, a partir do minuto 43:05.

O resumo destas 3 apresentações estão disponíveis neste link.

FOTOS DIVERSAS

PATROCINADORES DO PROJETO

LANÇAMENTO DO SITE "SLB Libolo Heritage"