Projeto Libolo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

LogoSeminario lrEstá a decorrer entre os dias 5 e 9 de julho a 68ª edição do Seminário do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - Brasil). Devido à actual pandemia, a edição deste ano é realizada em formato online com cerca de 800 participantes inscritos.

A Programação do evento conta com uma conferência de abertura, 9 mesas redondas, 11 simpósios de convidados, 34 simpósios propostos, 287 comunicações orais e 106 painéis, além de uma feira online de livros e uma sessão assíncrona de lançamento de livros.

O PROJETO LIBOLO estará representado neste importante seminário através da apresentação dos seguintes 3 trabalhos de iniciação científica orientados pela Profa. Dra. Márcia Oliveira (links para documentos sobre os trabalhos e vídeos dos autores com o respectivo resumo):

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

O Prof. Dr. Carlos Figueiredo, ilustre coordenador do Projeto Libolo, foi convidado pelo Consulado Geral da República de Angola em Macau a participar como palestrante nas Comemorações do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional de Angola.

Estas comemorações decorrerão no dia 3 de Abril no complexo desportivo da Taipa e integram o 1º Torneio de Futsal, o qual reúne 9 equipas dos países da CPLP, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Timor. Marcará presença na cerimónia de abertura o Cônsul Geral de Angola em Macau, Dr. Eduardo Velasco Galiano.

A intervenção do Prof. Dr. Carlos Figueiredo nesta cerimónia será alusiva à “Importância sobre o 4 de Abril”. Será também um dos ilustres convidados com a responsabilidade da entrega dos troféus aos melhores classificados no torneio.

É com regozijo que vemos este ilustre libolense cada vez mais reconhecido na defesa dos valores Angolanos, aquém e além fronteiras.

Votos do utilizador: 1 / 5

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Foi apresentada no passado dia 31 de Outubro mais uma tese de doutoramento no âmbito dos trabalhos do Projeto Libolo.

A tese, intitulada “Aspectos prosódicos do português angolano do Libolo: entoação e fraseamento”, foi defendida na Universidade de São Paulo pelo Dr. Vinícius Gonçalves dos Santos. Nesta tese, o autor inicia os estudos em Fonologia Prosódica no Libolo, no português falado em África e abre caminhos para os estudos em Fonologia Prosódica no kimbundu e em outras línguas bantas e africanas.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Foi recentemente lançada a 2ª edição do livro “O Português na África Atlântica”, de autoria da prestigiada investigadora e coordenadora do Projeto Libolo, Professora Doutora Márcia de Oliveira, e do Professor Gabriel Antunes de Araújo.

Nesta segunda edição do livro, patrocinada pelo Instituto Superior Politécnico do Libolo (ISPTLO) e voltada em especial para o público angolano, intensificam-se as conexões dos pesquisadores ligados à temática do português falado na África com instituições angolanas.

FOTOS DIVERSAS

PATROCINADORES DO PROJETO

LANÇAMENTO DO SITE "SLB Libolo Heritage"