Patrocinada pelo ISPTLO (Instituto Superior Politécnico do Libolo, Angola), acaba de ser publicada a obra "NOVAS DINÂMICAS DO PORTUGUÊS: A ÁFRICA ATLÂNTICA E O BRASIL", que aborda a capacidade e necessidade de adaptação da língua portuguesa a ecologias linguísticas distintas. São autores e editores desta obra os Professores Doutores Carlos Figueiredo (Universidade de Macau, China), Rita Gonçalves (Universidade de Lisboa, Portugal), Tjerk Hagemeijer (Universidade de Lisboa, Portugal) e Márcia Oliveira (Universidade de São Paulo, Brasil).

A presente obra é mais uma demonstração da capacidade e necessidade de adaptação da língua portuguesa a ecologias linguísticas distintas. Composta por 13 capítulos originais que versam sobre diversos aspetos do português falado na África atlântica – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe – e no Brasil, com um papel central para a relevância do papel de contacto de línguas na reestruturação, variação e mudança linguísticas, dá-se, assim, continuidade ao crescente número de estudos que tem vindo a desbravar os recantos multifacetados da língua, acrescentando-lhe novos horizontes que põem a descoberto a sua dinâmica e vitalidade junto das comunidades de falantes.

Os capítulos 2 e 3 resultam de trabalho e pesquisas no âmbito do PROJETO LIBOLO sobre o português falado neste município. Outros quatro capítulos desta obra (4, 8, 12 e 13), são de autoria de cinco pesquisadores do PROJETO LIBOLO (1 sobre o português de São Tomé, 1 sobre o português de Cabo Verde e 2 sobre o português do Brasil).

Esta obra pode ser adquirida em formato papel (32€) ou Ebook (5€) no site da Livraria Atlântico (clique aqui para aceder).

{fastsocialshare}