user_mobilelogo

Siga-nos no Facebook

Fotos Destaque

Festicalulo 2017

A Fortaleza de Calulo foi mandada construir pelas autoridades coloniais portuguesas em finais do Séc. XIX, como instrumento de defesa contra a forte resistência dos nativos locais à ocupação. 
Essa resistência teve particular relevância a partir do ano 1895, sob comando do Soba do Libolo (Golungo). A construção da Fortaleza foi iniciada em 1897 pelo tenente Pais Brandão.
Em Julho de 1917 houve um grande levantamento popular contra as forças coloniais, tendo a Fortaleza servido de refúgio às forças ocupantes.  
A ocupação militar portuguesa do Libolo só se viria a consolidar em 1932, tendo nessa altura sido gravada numa pedra existente na zona de Cassalassala a frase “1917 - Homenagem aos combatentes da revolta do Libolo”. Esta frase é reconhecida como uma verdadeira homenagem à resistência do povo do Libolo. 
A Fortaleza foi sempre um ícone da região, quer no período colonial, quer após a independência de Angola, tendo sido sempre o último reduto defensivo das forças detentoras do poder local.