user_mobilelogo

Fotos diversas

Patrocinadores do Projeto

Lançamento do site "SLB Libolo Heritage"

Projeto Libolo

Projeto LiboloNo próximo dia 15 de Julho, pelas 10h, realiza-se na Sede Social do Clube Recreativo Desportivo do Libolo, em Calulo, a cerimónia de apresentação do Website Oficial do “SLB Libolo Heritage” (ver aqui o programa completo).

O evento conta com a presença dos pesquisadores coordenadores do “Projeto Libolo”, Prof. Dr. Carlos Filipe Guimarães Figueiredo (Universidade de Macau, China) e Profa. Dra. Márcia Duarte dos Santos Oliveira (Universidade de São Paulo, Brasil), dos seus patrocinadores filantrópicos angolanos, Global Seguros - Companhia Angolana de Seguros, S.A. – representada pelo Dr. Rui Eduardo Leão da Costa Campos, Presidente do Conselho de Administração da Global Seguros e também Presidente do Clube Recreativo Desportivo do Libolo – e pela Enga. Sónia Clara dos Santos Costa Campos, Gerente da S2C. No evento estarão ainda presentes autoridades do Governo da Província do Kwanza-Sul e do Município do Libolo, bem como do poder tradicional.

Mestre Raquel SilvaRaquel Azevedo da Silva apresentou no passado dia 23-06-2017 a sua tese de mestrado intitulada “As construções de tópico marcado no português falado no Libolo/Angola”.

A tese foi apresentada nas instalações da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, com a presença da sua orientadora, Prof. Dra. Márcia de Oliveira, e de um júri constituído pelos Drs. Tjerk Hagemeijer (Universidade de Lisboa), Tommaso Raso (Universidade Federal de Minas Gerais) e Maria Clara Paixão de Sousa (USP).

Homenagem a Rui CamposDecorreu na passada quinta-feira, na cidade de Luanda, um jantar de homenagem ao Dr. Rui Campos, carismático presidente da direcção do Recreativo do Libolo e recém eleito para o Comité Executivo da CAF.

A cerimónia decorreu no conhecido restaurante "Lookal Assador" (Ilha de Luanda), tendo sido organizada por um grupo de amigos do homenageado. De entre os presentes destacamos a presença de dois ilustres libolenses, o Sr. General Higino Carneiro e o Prof. Dr. Carlos Figueiredo. Assim se juntaram três amigos de infância, cujas realizações pessoais e profissionais se orientam por um denominador comum: o amor e dedicação ao Município do Libolo, região que os viu nascer em Angola.

ACBLPE 2017A exemplo do ano anterior, também em 2017 o Projeto Libolo está presente no Congresso Anual da ACBLPE (Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola), desta vez a decorrer na Universidade de Estocolmo, na Suécia.

Este evento decorre entre 13 e 15 de Junho com um painel de reconhecidos especialistas a nível mundial, com a apresentação de estudos resultantes de investigações em universidades da Suécia, Itália, Estados Unidos, Inglaterra, Dinamarca, Barbados, Brasil, Portugal, França, Macau, Alemanha, Porto Rico, Malásia e Espanha.