user_mobilelogo

Escola do II Ciclo Secundário do LiboloDecorreu no dia 31-1-2019, na Escola de Formação de Professores do ensino Primário, a abertura solene do ano lectivo de 2020. A cerimónia foi presidida por Sua Excelência Rui Feliciano Miguel, Administrador Municipal do Libolo, e contou com a presença de membros da Administração Municipal, convidados, professores, encarregados de educação e população discente. 

O presente ano lectivo terá uma duração de 182 dias úteis, dividido em três trimestres.

No relatório do ano 2019 da Direcção Municipal da Educação, a população discente foi constituída por 20.362 alunos em todos os níveis e subsistemas de ensino, entre os quais 15.104 do Ensino Primário, 2.844 do I Ciclo do Ensino Secundário, 673 do II Ciclo do Ensino Secundário Geral e 428 alunos do Magistério Primário. Foram também matriculadas 130 crianças no Centro Infantil Comunitário. Fizeram ainda parte da população discente os 407 estudantes do Instituto Superior Politécnico do Libolo distribuídos pelos cursos de Agronomia, Zootecnia, Enfermagem, Contabilidade e Gestão e Pedagogia.

Estiveram fora do sistema de ensino, por falta de docentes e salas de aula, um total de 4.333 alunos, dos quais 3.671 do Ensino Primário e 662 do I Ciclo do Ensino Secundário.

A educação no Libolo contou com uma força de trabalho de 535 funcionários, dos quais 509 docentes, 26 de carreira administrativa, bem como 58 estagiários das escolas do Magistério do Libolo e ADPP-Quibala, 8 voluntários e 32 alfabetizadores. O município possui uma rede escolar com 57 escolas, subdivididas em 16 direcções escolares, das quais 12 do ensino primário, 2 do I Ciclo do Ensino Secundário, 1 do II Ciclo do Ensino Secundário Geral e 1 de formação de professores para o ensino Primário. Conta ainda com um Centro Infantil Comunitário, um Parque Infantil (que carece de recuperação) e 1 Instituto Superior Politécnico com 10 salas de aulas.

Quanto aos resultados de aproveitamento e rendimento escolar, os resultados foram os seguintes: No ensino primário transitaram de classe 9.347 alunos, não transitaram 3.155 alunos e desistiram 1.734 alunos. Já no I Ciclo do Ensino do Ensino Secundário transitaram de classe 1.634 alunos, não transitaram 1.011 alunos. No II Ciclo Geral transitaram de classe 414 alunos, não transitaram 71 alunos. No Magistério Primário transitaram de classe 248 alunos, não transitaram 59 alunos. Houve assim um rendimento escolar geral na ordem de 90% e um aproveitamento escolar geral na ordem de 87%.

Os resultados reportados indicam ainda assim algumas insuficiências no processo de ensino e aprendizagem, embora com alguma melhoria em relação ao ano anterior. O titular da pasta apelou a todos agentes intervenientes no processo a redobrarem os esforços no sentido de melhorarem os resultados no ano lectivo que agora inicia.

Para o ano lectivo 2020 a Direcção Municipal da Educação contará com 563 funcionários efectivos, dos quais 537 docentes e 26 de carreira administrativa, bem como com 26 estagiários da escola do Magistério Primário do Libolo. Estão disponíveis 238 salas de aula, havendo uma necessidade de mais 60 salas de aula, 1.035 carteiras e 95 professores.

Como dados provisórios, foram matriculados neste ano lectivo 18.259 alunos em todos os níveis, estando de fora do sistema 1.861 crianças e jovens em todos os níveis.

Estão assim criadas as condições para o arranque do ano lectivo 2020, tendo sido lançado um apelo aos pais, encarregados de educação, empresários, sociedade civil e a todos que directa ou indirectamente intervêm no processo de Educação e Ensino a prestarem maior atenção e apoio desde o início até ao final do ano lectivo, com vista à diminuição dos factores de estrangulamento do sistema.

 

ESTAMOS NO FACEBOOK

Image Alt

SIGA-NOS...AQUI

Clicar para aceder à nossa página

View more

FOTOS DESTAQUE

VILA DE CALULO