O ano 2019 foi marcado pela renovação das lideranças nos municípios do Cuanza Sul e consequentemente no Libolo. No nosso município o novo administrador, Dr. Rui Feliciano Miguel (anterior administrador municipal do EBO), tomou posse no mês de Julho.

Estas alterações foram implementadas pelo novo governador do Cuanza Sul, Dr. Job Pedro Castelo Capapinha. Logo na sua tomada de posse, no mês de Janeiro, foi promessa sua o início de uma nova era de gestão de governação participativa entre governantes e governados.

O novo governador prometeu também priorizar a identificação dos principais problemas que preocupam a população em cada um dos 12 municípios da província e acompanhar a execução dos projectos de requalificação urbana de algumas capitais de municípios.

No Libolo, mas não só, estas preocupações têm sido evidentes nos primeiros meses do governo do Dr. Job Capapinha. Para além da nomeação do novo administrador municipal do Libolo, vários acontecimentos vêm atestando isso mesmo, entre outros:

- a visita em Agosto a vários projetos sociais. Mereceu destaque a visita ao Hospital Municipal do Libolo, no intuito de aferir o seu funcionamento e inteirar-se das preocupações que se vivem naquela unidade municipal de saúde, particularmente ao nível dos equipamentos e recursos humanos. Foi também verificado o andamento das obras de reestruturação do Palácio Municipal, bem como o estado de degradação da Estação de Captação e Tratamento de Água e da estrada Calulo-Munenga;

- a inauguração do novo edifício da Repartição Municipal de Educação, Ciências e Tecnologias, o qual irá proporcionar melhores condições de trabalho para os seus funcionários. Este edifício, cuja construção iniciou na gestão do anterior administrador municipal, Sr. Luís Mariano Carneiro, foi inaugurado pelo novo administrador Rui Feliciano Miguel e testemunhada pelo governador provincial;

- a nomeação de novos Administradores Municipais Adjuntos e Administradores Comunais, entre os quais:  Hilário Adriano José Mucase (Administrador Municipal Adjunto para Área Económica e Financeira do Município do Libolo); Eugénia Curiemba Muchiri Magalhães (Administradora Comunal da Munenga); Fátima Emília Teixeira da Costa Cunha (Administradora Comunal da Cabuta) e João Alberto Afonso Pereira (Administrador Comunal do Quissongo). Estes novos administradores foram empossados em Novembro, em cerimónia realizada no Governo provincial do Cuanza Sul.

Fazendo juz ao seu lema “Vir ao Libolo para Servir o povo e não ser Servido” o Dr. Dr. Rui Feliciano Miguel tem-se desdobrado em múltiplos contactos e visitas às instituições e bairros de Calulo e do Libolo, no sentido de se inteirar das principais preocupações e carências da população, bem como para resolver no imediato alguns dos problemas mais prementes, como sejam o abastecimento de água potável e a iluminação pública.

Aos novos administradores do Libolo desejamos um óptimo ano de 2020 e os maiores sucessos na sua governação, sinal de que o nosso município estará cada vez mais preparado para os desafios do futuro e para a satisfação das justas aspirações do seu fantástico povo.