user_mobilelogo

Siga-nos no Facebook

Fotos Destaque

Festicalulo 2017

Está a decorrer até ao próximo dia 18 o II Seminário de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Formação de Professores, cujo tema é a Leitura e Escrita na Formação de Professores, sendo destinatários professores dos vários graus de ensino das escolas do Libolo e não só.

Este importante evento na área da educação decorre em Calulo, nas instalações da Escola do II Ciclo (PUNIV), com organização da Biblioteca Maria Carolina, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Esta parceria foi iniciada em 2013 aquando da deslocação a Calulo de diversos investigadores brasileiros no âmbito do Projecto Libolo, tendo o primeiro seminário sido realizado em 2014.

Neste seminário serão abordados diversos subtemas de interesse para a comunidade educativa do Libolo, nomeadamente:

- Leitura compartilhada de literatura em tempos e espaços de crise
- Do oral para o escrito: a contação de histórias e sua transcrição escrita;
- Géneros textuais: conteúdos, estruturas, organização linguística;
- Texto e experiência: o género crónica na formação de leitores e escritores;
- Alfabetização – do copista ao escritor;
- Barreiras para a alfabetização: problematizando a noção de dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita;
- Literaturas lusófonas e a prática de leitura na sala de aula;
- A consciência morfossintática no aprimoramento da análise sintática tendo como base a compreensão leitora.

Estes subtemas serão orientados pela Profa. Vima Lia de Rossi Martin (USP), Sarah Vervloet (Doutoranda FEUSP), Profa. Dra. Neide Luzia de Rezende (FEUSP), Profa. Dra. Giselle Larizzatti Agazzi (Centro Universitário da FEI e Universidade Metropolitana de Santos), Profa. Dra. Diana Schuler (Escola Estadual Europeia “Neues Tor”), Profª Drª Marisa Assunção Teixeira (Doutora pela FEUSP e Professora da Rede Pública Municipal de São Bernardo do Campo), Jussara de Oliveira Rodrigues (Professora da Rede Pública Municipal de São Paulo; Mestre na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa - FFLCH- USP - Doutoranda na área de Educação e Linguagem - FE- USP) e Profª Drª Eugénia Kossi (Universidade Jean Piaget).

Este importante evento conta com o apoio das autoridades locais, nomeadamente a Administração Municipal do Libolo, Repartição de Educação Municipal, Escola do Magistério Primário e Missão Católica do Libolo, bem como com o patrocínio das Organizações Ritz.

Veja aqui o programa detalhado deste seminário.