user_mobilelogo

Siga-nos no Facebook

Fotos Destaque

Festicalulo 2017

Aldeias do LiboloDesde há muito temos vindo a fazer a caracterização geográfica do município do Libolo, com base na recolha de informação dispersa e não trabalhada em programas de informação geográfica. É um trabalho de recolha exaustiva que permitiu, entre outros, o traçado rigoroso dos limites geográficos do nosso município e respetivas comunas, rios, montanhas e aldeias.

Para além do registo da informação geográfica foi também necessário implementar a respetiva plataforma web para partilhar essa informação com todos os libolenses que nos honram com a sua visita à nossa página.

É pois com muito agrado que lançamos nesta data o mapa das aldeias do Libolo, o qual, para além da respetiva localização inclui muitas fotografias que foram sendo recolhidas no terreno no último ano.

As aldeias do Libolo têm uma rica história, usos e costumes que precisam e merecem ser partilhados, para preservar e honrar a memória dos seus antepassados. Em muitas delas reside um passado de séculos de sobrevivência e de resistência à ocupação colonial. Outras são testemunho da trágica guerra civil pós-independência: muitas não lhe sobreviveram como se pode aferir na comparação do mapa que agora publicamos com os mapas das décadas de 70 e 80 do século passado; destas, algumas foram deslocalizadas, outras foram reagrupadas em aglomerados populacionais maiores e mais defensáveis, incluindo a massiva migração para a sede municipal.

Pretende-se que a informação agora partilhada seja dinâmica, contando com a participação de todos vós, quer na correção de eventuais imprecisões, quer no envio de conteúdos que ajudem a contar um pouco da história das aldeias do Libolo. Para acolher os vossos contributos criámos o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. onde centralizaremos os textos, fotos e vídeos que quiserem partilhar com a comunidade libolense.

Para visitar o mapa das aldeias do Libolo clique aqui ou vá ao menu Localização-->Mapa das Aldeias do Libolo.