user_mobilelogo

Siga-nos no Facebook

Fotos Destaque

Festicalulo 2017

Chegou a Calulo no passado dia 17 de Dezembro a Sra. D. Maria José Teixeira Chaves, com o objectivo de visitar a sua terra natal após quase 40 anos de ausência, bem como para ser entrevistada para o conhecido programa Gente da Banda do Canal 2 da TPA.
Sempre atentos aos assuntos de interesse para a comunidade libolenese, os nossos repórteres no terreno desde logo procederam à recolha dos pormenores desta visita, incluindo uma breve entrevista conduzida por Tavares Cardoso e realizada na esplanada do restaurante Tia Ká num ambiente informal e descontraído.
 

Foi assim que ficámos a saber que em 1961, devido ao conflito colonial, foi obrigada a ir para Portugal. Regressou  a Calulo em 1968 onde viria mais tarde a dar aulas no ensino primário nas escolas do Luaty, Cassequel e da Missão Católica. Por força do destino regressou de férias a Portugal em 1973 e nunca mais voltou. Vive actualmente na cidade do Porto, onde trabalhou por um longo período na Câmara Municipal.
Durante os breves minutos em que estivemos com a simpática e carinhosa entrevistada, esta mostrou-se emocionada por rever a sua magnífica terra natal e, com sorriso bem aberto, confidenciou-nos que acabava de cumprir um sonho da sua vida.
Ficámos também a conhecer alguns dos seus dados biográficos, nomeadamente a sua filiação (Américo Ferreira Chaves e Noémia Teixeira Chaves) e data de nascimento (19-07-1949).
À Sra. D. Maria José Teixeira Chaves endereçamos os nossos agradecimentos pelos momentos que partilhou connosco e com os libolenses, fazendo votos para que o futuro lhe proporcione muitas mais visitas a Calulo.
Para além do album fotográfico que a seguir publicamos, poderá visualizar os vídeos da reportagem transmitida pela TPA nos seguintes endereços no nosso canal de vídeo:

Maria Jose Chaves Regresso às origens - Parte 1: do Porto a Luanda
Maria Jose Chaves Regresso às origens -  Parte 2: em Calulo

Reportagem de Tavares Cardoso

Rating: /5 ( Votes)
Views