user_mobilelogo

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Decorreu no passado dia 17-12-2015 no Centro de Convenções de Talatona (Luanda) o concerto de apresentação oficial da Orquestra Sinfónica Infanto-Juvenil do Libolo. Foram testemunhas deste momento excepcional inúmeras personalidades angolanas e libolenses com responsabilidades em vários sectores de actividades, particularmente da área cultural.

Esta orquestra iniciou a sua actividade no ano 2014 no âmbito da Escola de Música da Fundação Maria Carolina, com o alto patrocínio do Sr. General Higino Carneiro.

A Orquestra Infanto-Juvenil do Libolo conta com cerca de 200 crianças e jovens deste município, sendo já uma das maiores orquestras do género no continente africano. A direcção artística está a cargo do maestro filipino Franco Octaviano, coadjuvado pelos professores Ramon Noriega, Felipe Cruz, Enrico Gungon, Joseph Cruz e Marusa Makovec. O director da Escola de Música é o reconhecido tenor angolano Mário Gama, sendo Tito Urbano o seu director administrativo.

No concerto de estreia estiveram presentes cerca de 100 jovens músicos, com idades compreendidas entre os 8 e os 22 anos, tocando nos naipes de violino, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, saxofone, trombone, trompete e piano. A orquestra tocou um total de 16 músicas com arranjos musicais do seu maestro. O repertório apresentado foi bastante variado, incluindo conhecidos temas internacionais, do clássico ao pop, não esquecendo música de natal e alguns temas incontornáveis da música tradicional angolana (Mbiri-Mbiri, Muxima, Velha Xixa, Kamba Dyami).

Considerando a importância comprovada do ensino da música no desenvolvimento pessoal da criança, bem como o trabalho específico de orquestra, particularmente a necessidade de um intenso trabalho em grupo, estamos perante um projecto da maior importância para o aumento da auto-estima dos jovens, a promoção do trabalho em grupo, a disciplina, a responsabilidade individual, a aproximação dos pais ao processo educativo e para a promoção dos valores da cidadania.

À semelhança do enorme êxito de algumas orquestras do género em todo o mundo, fazemos votos que este projecto se prolongue por muitos e bons anos, alargando cada vez mais a sua base de recrutamento, contribuindo dessa forma para a formação de uma nova geração de libolenses com uma formação sólida a todos os níveis e para o aparecimento de novos grupos que promovam a música e a cultura do povo do Libolo.

Endereçamos desde já os nossos parabéns aos patrocinadores do projecto, aos directores, ao maestro, aos professores e alunos e todos quantos permitiram a implementação de um projecto que poderá ser considerado como um dos mais importantes de sempre no município do Libolo. Para todos uma palavra de apreço pelo trabalho que estão a realizar, e votos de muita perseverança e trabalho que vão ser necessários para elevar este projecto ao mais alto nível. Da nossa parte fica a total disponibilidade de colaboração.
 
 
Rating: /5 ( Votes)
Views