user_mobilelogo
Tal como em 2014, a vila de Calulo voltou a testemunhar aquela que é talvez a maior manifestação cultural e de teatro popular em todo o mundo - o Carnaval. 

Milhares de Calulenses tiveram a oportunidade de assistir ao desfile pelas ruas de Calulo de 9 grupos carnavalescos, distribuídos por 2 classes, que fizeram o seu melhor para suscitar a atenção do conceituado júri. Destaca-se o aumento no número de grupos em relação ao ano anterior, o que significa que este evento está a crescer significativamente. 

Como não podia deixar de ser, a temática apresentada pelos grupos centrou-se nos assuntos da actualidade nacional e local, entre os quais o baixo preço do petróleo, a diversificação da economia, particularmente a agricultura que é a principal actividade no município. Os grupos não quiseram também deixar de agradecer a mais valia para o município que foi a construção de mais uma escola do 2º Ciclo, a qual vai minimizar algumas dificuldades que se vinham sentindo há muito.

Marcaram também presença algumas conceituadas personalidades do Libolo que integraram a mesa de honra, nomeadamente o Administrador Municipal (Sr. Luís Carneiro) e sua esposa, Director Municipal de Educação (Sr. Martinho Domingos Lucas), Comandante Municipal da Polícia (Sr. Manuel Bernardo) e Soba geral do Libolo (Sr. Paulo Varandas).

O júri, constituído pelas senhoras Maria Helena e Maria Melgaço Martinho e pelos senhores Alberto Faustino e Mário Dongo Cambiri, decidiu-se pela atribuição das seguintes classificações:
 
Classe A
1º Escola Dr. António Agostino Neto 
2º Escola Madre Maria Mazzarello
3º Escola 11 de Novembro 
4º Escola Deolinda Rodrigues 
5º Grupo Carnavalesco N´gana Gama (Dala Uso)
 
Classe B
1º Escola do II Ciclo do Libolo       
2º Escola do I Ciclo Kwamen N´krumah
3º Escola do I Ciclo da Missão Católica
4º Escola Magistério Primário

 Endereçamos os nossos parabéns à organização e aos grupos participantes, e fazemos votos para que o Carnaval de Calulo continue nos próximos anos a crescer em quantidade e qualidade, com alargamento progressivo a grupos oriundos de outras comunas do Libolo.  

Rating: /5 ( Votes)
Views

Fotos de Francisco Bukhana