user_mobilelogo
D. Luzizila KialaEncontra-se no Libolo em visita pastoral o novo Bispo da Diocese do Sumbe, D. Luzizila Kiala, que sucedeu no cargo a D. Benedito Roberto, reconhecido amigo do Libolo e devoto a Nossa Senhora de Fátima de Calulo. 

 A celebração eucarística de tomada de posse do novo Bispo do Sumbe ocorreu há cerca de um ano, tendo sido presidida por D. Benedito Roberto (actual arcebispo de Malange) na presença de 12 bispos e arcebispos angolanos e cerca de uma centena de padres provenientes de várias dioceses.

D. Luzizila Kiala permanecerá no Libolo até ao próximo Domingo, cumprindo um vasto programa que inclui visitas a várias comunas, reuniões e encontros com as autoridades locais, equipas missionárias, catequistas, movimentos apostólicos e jovens, para além de várias celebrações eucarísticas. Refira-se a título de curiosidade que "Luzizila" significa em português "Paciência" e que o lema do novo bispo é "Paciência e Alegria no Serviço da Igreja".

Para o novo Bispo da Diocese do Sumbe vão os nossos votos de um fecundo apostolado por terras do Kwanza-Sul em geral e do Libolo em particular. Acreditamos que a centenária Missão Católica do Libolo continuará a ocupar um lugar de relevo junto da Diocese do Sumbe, numa altura em que se aproxima o cinquentenário do Santuário de Nossa Fátima de Calulo (em 2018).

Veja aqui o programa completo da visita ao Libolo.

 

Breve biografia de D. Luzizila Kiala (*)

D. Luzizila Kiala nasceu no dia 19 de Novembro de 1963 na Damba, diocese do Uíge. Após os estudos primários e secundários, foi admitido no seminário de S. Paulo, no Uíge, onde recebeu a formação em Filosofia. Fez os estudos de Teologia no Seminário Maior de Cristo Rei, no Huambo. Foi ordenado padre na sua cidade natal, no dia 23 de Agosto de 1992.

De 1992 a 1994 foi administrador paroquial de Songo, Bembe e Caipemba. De 1994 a 1997 foi diretor espiritual externo do Seminário do Uíge. De 1997 a 2001 estudou na Pontifício Universidade Gregoriana, onde obteve o doutoramento em Teologia Espiritual.

De 2001 a 2008 foi vigário paroquial de Bembe, membro do Conselho Presbiteral, membro do Colégio de Consultores, membro do Conselho par os negócios económicos, diretor espiritual residente do seminário do Uíge, vigário forâneo, presidente das comissões diocesanas para os emigrantes, da Liturgia e da Música Sacra, vigário espiscopal e professor no seminário.

 De 2008 até à sua nomeação para bispo do Sumbe foi Vigário Geral da diocese do Uíge, pároco da Igreja Catedral, Assistente eclesiástico da Associação Cristã de Gestores e Dirigentes (ACGD) da diocese do Uíge.

No dia 21 de Maio de 2013 foi nomeado bispo da diocese do Sumbe pelo papa Francisco. No dia 8 de Setembro de 2013 assumiu a condução da diocese do Sumbe, como seu terceiro bispo. Recordamos que esta diocese foi criada em Agosto de 1975.
 
 
(i) Escrita pelo Padre Vítor Mira, coordenador do grupo Ondjoyetu 
 
 
Oiça a homilia de D. Luzizila Kiala na Eucaristia do dia 30-11-2014, em Calulo

 

Rating: /5 ( Votes)
Views