user_mobilelogo
Depois de 5 anos de interrupção, devida a uma tragédia ocorrida em 2009, o Executivo Municipal do Libolo reactivou este ano uma festa com tradições na região – o Carnaval de Calulo.
A exemplo dos típicos cortejos carnavalescos angolanos, Calulo teve também um desfile em grande estilo que percorreu as ruas da vila e terminou no antigo campo de futebol com uma multidão de foliões, entre assistência e elementos dos 5 grupos que participaram num concurso muito bem organizado e avaliado por um competente júri da especialidade.

Os 5 grupos participantes, divididos em 2 séries, representaram condignamente algumas das Escolas de Calulo, nomeadamente a Escola Kwamen Nkrumah, Escola do Magistério Primário, Escola 11 de Novembro, Escola nº 39 Dr. António Agostinho Neto e Escola Deolinda Rodrigues.

O júri, constituído pela Sra. Victorina Martins Ganga e pelos Srs. Alberto Faustino, Domingos da Silva, Marcos Celestino e Africano António, aclamou como vencedores deste ano os grupos da Escola nº 39 Dr. António Agostinho Neto (Série A) e Escola do Magistério Primário (Série B).

Dirigindo-se a todos os que compareceram no campo de futebol o Sr. Administrador do Município, Luís Carneiro, saudou todos os presentes e enalteceu a organização deste evento que ultrapassou as suas melhores expectativas. Relembrou os 5 anos de paralisação desta festa e a tristeza do povo com os acontecimentos de 2009, tendo essa paragem servido também para a reflexão e consciencialização colectiva. Mas porque o Carnaval é festa e alegria e porque o passado deve potenciar o futuro, o Sr. Administrador deu garantias da continuação desta festa nos próximos anos, cada vez com mais acutilância e participação popular, tendo também ficado a promessa de que tudo será feito no sentido de se criarem as condições para atribuição de mais prémios, incluindo prémios de participação.
Rating: /5 ( Votes)
Views