user_mobilelogo

Notícias 2014-2015

Na abertura alusiva ao programa do 13º aniversário da Paz efectiva e 40 anos de independência, Munenga e Cabuta ganharam administradoras adjuntas comunais. 
 
A cerimónia de empossamento teve lugar no edifício do Centro de Acompanhamento e foi presidida por sua excelência o administrador municipal do Libolo, Luís Mariano Lopes Carneiro, em representação de sua excelência o governador da província do Kwanza Sul, Eusébio Teixeira de Brito. Nesta cerimónia foram ainda empossados os titulares de cargos de direcção das distintas áreas de administração municipal, da saúde à educação, agricultura, geologia e minas e pescas, entre outras.

Marcha da Paz em CaluloConforme previsto no programa de comemorações do 13º aniversário da Paz em Angola, a decorrer durante todo o corrente mês de Abril, realizou-se no passado dia 4 a Marcha da Paz que percorreu as principais artérias da Vila de Calulo.

A Marcha da Paz terminou junto da Fortaleza de Calulo, de onde o Senhor Administrador Municipal proferiu algumas palavras perante algumas centenas de calulenses que se associaram ao evento. 

Tal como em 2014, a vila de Calulo voltou a testemunhar aquela que é talvez a maior manifestação cultural e de teatro popular em todo o mundo - o Carnaval. 

Milhares de Calulenses tiveram a oportunidade de assistir ao desfile pelas ruas de Calulo de 9 grupos carnavalescos, distribuídos por 2 classes, que fizeram o seu melhor para suscitar a atenção do conceituado júri. Destaca-se o aumento no número de grupos em relação ao ano anterior, o que significa que este evento está a crescer significativamente. 

Como não podia deixar de ser, a temática apresentada pelos grupos centrou-se nos assuntos da actualidade nacional e local, entre os quais o baixo preço do petróleo, a diversificação da economia, particularmente a agricultura que é a principal actividade no município. Os grupos não quiseram também deixar de agradecer a mais valia para o município que foi a construção de mais uma escola do 2º Ciclo, a qual vai minimizar algumas dificuldades que se vinham sentindo há muito.

D. Luzizila KialaEncontra-se no Libolo em visita pastoral o novo Bispo da Diocese do Sumbe, D. Luzizila Kiala, que sucedeu no cargo a D. Benedito Roberto, reconhecido amigo do Libolo e devoto a Nossa Senhora de Fátima de Calulo. 

 A celebração eucarística de tomada de posse do novo Bispo do Sumbe ocorreu há cerca de um ano, tendo sido presidida por D. Benedito Roberto (actual arcebispo de Malange) na presença de 12 bispos e arcebispos angolanos e cerca de uma centena de padres provenientes de várias dioceses.

D. Luzizila Kiala permanecerá no Libolo até ao próximo Domingo, cumprindo um vasto programa que inclui visitas a várias comunas, reuniões e encontros com as autoridades locais, equipas missionárias, catequistas, movimentos apostólicos e jovens, para além de várias celebrações eucarísticas. Refira-se a título de curiosidade que "Luzizila" significa em português "Paciência" e que o lema do novo bispo é "Paciência e Alegria no Serviço da Igreja".