user_mobilelogo

Notícias

Projecto da BibliotecaAinda em meados da primeira década deste século, estávamos, por via da página www.mesumajikuka.blogspot.com, a fazer advocacia para que a aldeia de Pedra Escrita (Libolo, Munenga, EN 240) pudesse ter uma escola e um Posto Médico. Para o efeito, gritámos alto (escrevendo) e apelamos, inclusive, a ONG como a ACM, sem que tivéssemos logrado. Veio a pré-campanha para as eleições e a aldeia (com perto de... mil habitantes) foi inscrita no PIP (Projectos de Investimento Público) municipal, com escola de três salas, um Posto Médico e um fontanário (água não tratada).

Os aldeões contam que "naquele ano, rir era só rir" quando comparada a aldeia a outras que não tinham ganho nenhuma obra." As obras começaram juntas, mas só a escola e o chafariz terminaram", conta um dos anciães da aldeia.

O programa oficial do Festicalulo 2019 está a decorrer desde o início do mês de Junho, tenho sido já realizadas algumas actividades recreativas, bem como as celebrações religiosas associadas ao Padroeiro Santo António do Libolo.

No decorrer da presente semana estão em preparação os grandes festejos populares do Festicalulo, nomeadamente actividades lúdico-desportivas, a tradicional Feira, exposições, gastronomia, bem como o grande Show Músico-Cultural a realizar no próximo Sábado, dia 29 de Junho.

Dr. Domingos Lunga, Director Geral do ISPTLOUm ano depois da sua inauguração o ISPTLO (Instituto Superior Politécnico do Libolo) celebrou o seu primeiro aniversário. Para fazer o balanço do primeiro ano académico convidámos o Doutor Domingos Lunga, Director Geral do ISPTLO, para uma breve entrevista, conduzida pelo nosso colaborador André da Silva.

Doutor Lunga, o ISPTLO está celebrar o seu primeiro aniversário, desde a sua criação. Na qualidade de director geral, que avaliação o senhor faz do 1° ano académico?

Depois de um ano de interrupção o cortejo carnavalesco regressou a Calulo. Na passada terça-feira desfilaram pelas ruas de Calulo um total de seis grupos, representados por centenas de foliões que nos últimos meses prepararam ao pormenor os adereços e coreografias.

Os grupos carnavalescos, de um colorido e animação que a nossa reportagem fotográfica comprova, apresentaram-se perante um competente júri que avaliou os respectivos desempenhos. As milhares de pessoas que tiveram o privilégio de assistir ao desfile vibraram e festejaram entusiasticamente com este importante evento cultural do Libolo.

Subcategorias

ESTAMOS NO FACEBOOK

Image Alt

SIGA-NOS...AQUI

Clicar para aceder à nossa página

View more

FOTOS DESTAQUE

VILA DE CALULO