user_mobilelogo

Notícias

Deixou-nos no dia de ontem, 26-06-2020, aos 96 anos de idade, uma grande figura da nossa terra: Paulo Varandas, Soba Grande do Libolo (Ngana Dungue Kó Wyngwy).

A sua longa vida atravessou várias gerações de angolanos e períodos históricos relevantes na moderna história de Angola e do Libolo, da época colonial aos nossos dias.

Paulo Varandas era uma autêntica biblioteca viva da história, usos e costumes do povo do Libolo, com a sabedoria acumulada das gerações que o precederam. Felizmente essa sabedoria não se perderá porque as novas gerações apreenderam muitas das suas lições, ministradas através da tradicional oralidade Banto e registadas em gravações e documentos escritos de historiadores do Libolo, incluindo a equipa do Projeto Libolo.

Escola do II Ciclo Secundário do LiboloDecorreu no dia 31-1-2019, na Escola de Formação de Professores do ensino Primário, a abertura solene do ano lectivo de 2020. A cerimónia foi presidida por Sua Excelência Rui Feliciano Miguel, Administrador Municipal do Libolo, e contou com a presença de membros da Administração Municipal, convidados, professores, encarregados de educação e população discente. 

O presente ano lectivo terá uma duração de 182 dias úteis, dividido em três trimestres.

No relatório do ano 2019 da Direcção Municipal da Educação, a população discente foi constituída por 20.362 alunos em todos os níveis e subsistemas de ensino, entre os quais 15.104 do Ensino Primário, 2.844 do I Ciclo do Ensino Secundário, 673 do II Ciclo do Ensino Secundário Geral e 428 alunos do Magistério Primário. Foram também matriculadas 130 crianças no Centro Infantil Comunitário. Fizeram ainda parte da população discente os 407 estudantes do Instituto Superior Politécnico do Libolo distribuídos pelos cursos de Agronomia, Zootecnia, Enfermagem, Contabilidade e Gestão e Pedagogia.

O ano 2019 foi marcado pela renovação das lideranças nos municípios do Cuanza Sul e consequentemente no Libolo. No nosso município o novo administrador, Dr. Rui Feliciano Miguel (anterior administrador municipal do EBO), tomou posse no mês de Julho.

Estas alterações foram implementadas pelo novo governador do Cuanza Sul, Dr. Job Pedro Castelo Capapinha. Logo na sua tomada de posse, no mês de Janeiro, foi promessa sua o início de uma nova era de gestão de governação participativa entre governantes e governados.

O novo governador prometeu também priorizar a identificação dos principais problemas que preocupam a população em cada um dos 12 municípios da província e acompanhar a execução dos projectos de requalificação urbana de algumas capitais de municípios.

Projecto da BibliotecaAinda em meados da primeira década deste século, estávamos, por via da página www.mesumajikuka.blogspot.com, a fazer advocacia para que a aldeia de Pedra Escrita (Libolo, Munenga, EN 240) pudesse ter uma escola e um Posto Médico. Para o efeito, gritámos alto (escrevendo) e apelamos, inclusive, a ONG como a ACM, sem que tivéssemos logrado. Veio a pré-campanha para as eleições e a aldeia (com perto de... mil habitantes) foi inscrita no PIP (Projectos de Investimento Público) municipal, com escola de três salas, um Posto Médico e um fontanário (água não tratada).

Os aldeões contam que "naquele ano, rir era só rir" quando comparada a aldeia a outras que não tinham ganho nenhuma obra." As obras começaram juntas, mas só a escola e o chafariz terminaram", conta um dos anciães da aldeia.

Subcategorias

ESTAMOS NO FACEBOOK

Image Alt

SIGA-NOS...AQUI

Clicar para aceder à nossa página

View more

FOTOS DESTAQUE

VILA DE CALULO