user_mobilelogo

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

libolo_rios_small

Uma das características marcantes da região do Libolo é a sua orografia típica de montanha por onde corre um emaranhado de linhas de água que alimentam inúmeros riachos e rios.
O Libolo e seus inúmeros rios fazem lembrar um coração e seus vasos capilares que alimentam a grande artéria da região: o Cuanza.
 

Veja ao pormenor os Rios do Libolo, ampliando e navegando no mapa que se segue (prima a tecla F5 se não conseguir visualizar).
 

Para além do Rio Cuanza, de longe o rio mais importante do Libolo e que delimita a sua fronteira Norte, assumem particular importância os Rios Longa e Luinga (afluente do Cuanza), uma vez que delimitam as fronteiras Sudoeste e Este, respectivamente. Cerca de 2/3 das fronteiras do Libolo são circunscritas por estes rios, o que atesta a importância da água na região. A água e a altitude potenciam a excelência de algumas culturas agrícolas, particularmente o café.
Outros rios de particular importância, na sua grande maioria afluentes do Cuanza, são o Lua (do qual o conhecido Cambuco é afluente), o Ire, Muconga, Kizaca, Buíza e Luati, que atravessam o Libolo de norte a sul e de este a oeste.
Listam-se a seguir os principais rios do Libolo e respectivos afluentes.
 

 
 

SIGA-NOS NO FACEBOOK

FOTOS DESTAQUE

VILA DE CALULO