user_mobilelogo

Siga-nos no Facebook

Fotos Destaque

Festicalulo 2017

A região do Libolo

Das margens do Kwanza ao Longa, do Luime ao Luinga, o Município do Libolo caracteriza-se por uma orografia de montanha que o elevam a uma altitude média de cerca de 970 metros. As principais localidades da região estão situadas a diferentes altitudes médias, sendo de destacar o Quissongo a 1220 metros, Calulo a 990 metros, Cabuta a 910 metros e a Munenga a 420 metros.
Para ocidente, seus degraus formam escadaria de montes e colinas, até à planície; para leste, pequena e vaga ondula e espraia, escorrendo nos planaltos interiores que se alongam para o continente. É nesta zona montanhosa, de transição para o planalto, que se acentua a unidade do clima, a regularidade das chuvas, a exuberância da vegetação e a riqueza das terras (1).

libolo_rios_small

Uma das características marcantes da região do Libolo é a sua orografia típica de montanha por onde corre um emaranhado de linhas de água que alimentam inúmeros riachos e rios.
O Libolo e seus inúmeros rios fazem lembrar um coração e seus vasos capilares que alimentam a grande artéria da região: o Cuanza.
 

O Kwanza-Sul ou Cuanza-Sul é uma das 18 províncias de Angola. Tem uma área de 58 698 km² (4,7% do território Angolano) e sua população aproximada é de 2 300 000 [1] habitantes. A sua capital é Sumbe. É constituída pelos municípios de Amboim, Cassongue, Cela, Conda, Ebo, Libolo (azul no mapa), Mussende, Porto Amboim, Quilenda, Quibala, Seles e Sumbe.
O Município do Libolo tem a sua sede é em Calulo. Tem 9 000 km² e cerca de 105 mil habitantes[1]. É limitado a Norte pelos municípios de Cambambe e Cacuso, a Este pelo município de Mussende, a Sul pelo município da Quibala, e a Oeste pelo município da Quiçama. É constituído pelas comunas de Calulo, Cabuta, Munenga e Quissongo.