user_mobilelogo

Fotos Destaque

Festicalulo 2017

 
O Recreativo do Libolo sagrou-se campeão nacional de futebol Girabola 2011, tendo a grande festa sido realizada em Calulo no passado dia 6/11 após um empate a 3 bolas com o FC Cabinda.

 O jogo, assim como a festa final no relvado do Estádio de Calulo, mereceu mais uma vez a transmissão televisiva para todo o mundo através da TPA, possibilitando assim aos milhares de libolenses em Angola e na diáspora festejarem o título em comunhão com os mais de 5000 adeptos que tiveram o privilégio de se deslocar ao estádio.

O Recreativo do Libolo não precisava sequer de pontuar nesta partida, uma vez que o Conselho Jurisdicional da Federação Angolana de Futebol já tinha dado provimento a um recurso da Académica do Soyo, anulando assim uma decisão anterior do Conselho de Justiça e repondo a verdade desportiva em detrimento dos jogos de secretaria.

Talvez por isso a equipa do Recreativo do Libolo entrou em campo um pouco displicente, permitindo que o adversário, a quem apenas a vitória interessava, tivesse chegado ao intervalo em vantagem no marcador.

Disputou-se no passado Sábado aquele que foi considerado o jogo do ano do futebol angolano, envolvendo os dois primeiros classificados, respectivamente o Recreativo do Libolo e o Kabuscorp do Palanca.

Dada a importância do jogo, este foi transmitido directamente de Calulo para todo o mundo através da TPA e TPA Internacional. Tratava-se de um jogo que o Recreativo do Libolo não podia perder, contrariamente ao seu adversário a quem só a vitória interessava.

Não obstante a chuva intensa que se fez sentir na fase inicial do jogo, o desafio decorreu sempre com grande intensidade competitiva, tendo ficado bem demonstrado estarem presentes as duas melhores equipas angolanas da presente temporada.

O Recreativo do Libolo dominou intensamente a primeira parte do desafio, onde poderia ter construído um resultado volumoso, tantas foram as oportunidades desperdiçadas. Apesar do domínio o Libolo chegou ao intervalo com apenas um golo de vantagem marcado por Rasca aos 41 minutos.

No segundo tempo o desafio foi mais equilibrado, não só porque o adversário tentava desesperadamente o empate, mas também porque a equipa da casa estava mais interessada no controlo do jogo. Apesar dos esforços do Kabuscorp, ainda que sem grande perigo para as redes adversárias, foi o Recreativo quem acabou por voltar marcar, aproveitando da melhor forma um desentendimento na defensiva adversária (bis de Rasca aos 81 minutos).

Pensou-se então que o desafio estava resolvido, mas um excelente golo de Lamy aos 90 minutos relançou a expectativa no resultado final. O “nervoso miudinho” não durou muito porque o Recreativo resolveu a partida 2 minutos depois num rápido contra-ataque concretizado por Quinzinho, estabelecendo assim o “placard” final em 3-1.

Com esta extraordinária vitória (a sexta consecutiva) o Recreativo do Libolo está muito perto de concretizar o grande projecto da equipa directiva liderada por Rui Campos que ambicionava a conquista do principal troféu do futebol angolano num prazo de 3 a 5 anos, desde o ingresso no principal escalão na época de 2008. Dada a vantagem no confronto directo com o seu principal adversário, ao Recreativo do Libolo basta apenas um empate nas 2 partidas que faltam disputar com o Progresso do Sambizanga (fora) e FC Cabinda (casa).

Apesar do título nacional poder acontecer já na próxima jornada, os grandes festejos oficiais ocorrerão certamente em Calulo aquando da recepção ao FC Cabinda na última jornada do campeonato.

Publicamos de seguida alguns momentos do jogo do passado Sábado (Fotos de F. Bukhana).
 
Rating: /5 ( Votes)
Views
 
Veja os resultados e classificações do Girabola 2011 sempre actualizados no menu "Recreativo do Libolo --> Futebol - Época 2011 --> Girabola 2011 - Resultados e Classificações"