Projeto Libolo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Mestre Raquel SilvaRaquel Azevedo da Silva apresentou no passado dia 23-06-2017 a sua tese de mestrado intitulada “As construções de tópico marcado no português falado no Libolo/Angola”.

A tese foi apresentada nas instalações da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, com a presença da sua orientadora, Prof. Dra. Márcia de Oliveira, e de um júri constituído pelos Drs. Tjerk Hagemeijer (Universidade de Lisboa), Tommaso Raso (Universidade Federal de Minas Gerais) e Maria Clara Paixão de Sousa (USP).

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Homenagem a Rui CamposDecorreu na passada quinta-feira, na cidade de Luanda, um jantar de homenagem ao Dr. Rui Campos, carismático presidente da direcção do Recreativo do Libolo e recém eleito para o Comité Executivo da CAF.

A cerimónia decorreu no conhecido restaurante "Lookal Assador" (Ilha de Luanda), tendo sido organizada por um grupo de amigos do homenageado. De entre os presentes destacamos a presença de dois ilustres libolenses, o Sr. General Higino Carneiro e o Prof. Dr. Carlos Figueiredo. Assim se juntaram três amigos de infância, cujas realizações pessoais e profissionais se orientam por um denominador comum: o amor e dedicação ao Município do Libolo, região que os viu nascer em Angola.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

ACBLPE 2017A exemplo do ano anterior, também em 2017 o Projeto Libolo está presente no Congresso Anual da ACBLPE (Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola), desta vez a decorrer na Universidade de Estocolmo, na Suécia.

Este evento decorre entre 13 e 15 de Junho com um painel de reconhecidos especialistas a nível mundial, com a apresentação de estudos resultantes de investigações em universidades da Suécia, Itália, Estados Unidos, Inglaterra, Dinamarca, Barbados, Brasil, Portugal, França, Macau, Alemanha, Porto Rico, Malásia e Espanha.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Prof. Dr. Carlos Figueiredo em PequimA convite da Embaixada da República de Angola na China, o Prof. Dr. Carlos Figueiredo deslocou-se a Pequim no passado dia 5 de Maio para fazer a apresentação do livro do Projeto Libolo.

A apresentação inseriu-se nas comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP. Cada país da CPLP apresentou um evento e o Livro do Projeto Libolo foi escolhido pelo Estado de Angola para representar o país, tendo o convite sido endereçado ao Prof. Dr. Carlos Figueiredo pela Embaixada da República de Angola na República Popular da China, na qualidade de coordenador do Projeto Libolo.

FOTOS DIVERSAS

PATROCINADORES DO PROJETO

LANÇAMENTO DO SITE "SLB Libolo Heritage"