Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Foi recentemente lançada a 2ª edição do livro “O Português na África Atlântica”, de autoria da prestigiada investigadora e coordenadora do Projeto Libolo, Professora Doutora Márcia de Oliveira, e do Professor Gabriel Antunes de Araújo.

Nesta segunda edição do livro, patrocinada pelo Instituto Superior Politécnico do Libolo (ISPTLO) e voltada em especial para o público angolano, intensificam-se as conexões dos pesquisadores ligados à temática do português falado na África com instituições angolanas.

Este livro reúne ensaios sobre o português na África Atlântica que resultam de investigações de pesquisadores de Universidades brasileiras e do exterior. Os ensaios abordam aspectos linguísticos e sócio-históricos do português falado em Cabo Verde, na Guiné Bissau, em São Tomé e Príncipe e em Angola. A questão da influência das línguas africanas no português tem-se tornado um ponto fulcral nos estudos da língua portuguesa nos últimos anos.

Por meio dos ensaios contidos no livro, pretende-se mostrar que muitas das características encontradas nas variedades do português da África Atlântica são também encontradas no português brasileiro. Dessa forma, o livro reforça a conexão África-Brasil e traz contribuições à história do português na África e, por isso, poderá servir como um instrumento pedagógico para estudantes e professores.

Importante dizer que o público-alvo deste livro é formado por estudantes e professores dos Cursos de Letras e Linguística, linguistas, historiadores, antropólogos e público em geral. Estudos e pesquisas vêm apontando que, dos países africanos que têm o português como língua oficial, Angola já atesta enormes contingentes populacionais que falam o português como Língua-1. Sendo assim, à parte Portugal, Angola (em conjunto com o Brasil) integra os países que falam português como língua-materna.

O livro pode ser adquirido em formato papel ou electrónico (Ebook) na Livraria Chiado.

 

FOTOS DIVERSAS

PATROCINADORES DO PROJETO

LANÇAMENTO DO SITE "SLB Libolo Heritage"