user_mobilelogo

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Profa. Lurdes Jorge, Profa. Mária Oliveira e Profa. Maria Clara PaixãoA Profa. Dra. Lurdes Teresa Lopes Jorge, docente da Universidade de Brasília (UnB), Brasil, pesquisadora da equipa de Linguística do Projeto Libolo, e especialista em Teoria da Gramática, Sintaxe Gerativa, defendeu brilhantemente, no passado dia 10 de outubro de 2018, a sua Tese de Doutoramento, intitulada “Respostas afirmativas para perguntas polares no Português do Libolo, Angola – Um estudo em perspectiva gerativista”.

A defesa ocorreu na Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e compuseram a Banca de Doutoramento os seguintes membros jurados: Profa. Dra. Márcia Santos Duarte de Oliveira (USP, Brasil),  Presidente da Banca e orientadora da Tese de Doutoramento da Profa. Dra. Lurdes Jorge; Profa. Dra. Rozana Reigota Naves (UnB, Brasil); Prof. Dr. Eduardo Ferreira dos Santos (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil); Profa. Dra. Maria Aparecida Torres Morais (USP, Brasil); e Profa. Dra. Maria Clara Paixão (USP, Brasil).

Foram membros suplentes da Banca os seguintes jurados: Prof. Dr. Carlos Filipe G. Figueiredo (Univ. de Macau, UMAC, China); Prof. Dr. Marcelo Módolo (USP, Brasil); Prof. Dr. Ednalvo Apóstolo Campos (Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil); Profa. Dra. Flaviane R. Svartman (USP, Brasil); e Prof. Dr. Francisco João Lopes (Universidade de Cabo Verde). A Banca de Doutoramento teceu rasgados elogios à tese, salientando a importância da mesma para os estudos atuais da Linguística, nomeadamente pelo seu conteúdo totalmente inovativo e que abre novas perpetivas no campo dos estudos gerativistas centrados na problemática das respostas afirmativas para perguntas polares.

A Profa. Dra. Lurdes Jorge integrou a equipa de pesquisadores do Projeto Libolo que efectuou recolhas de dados no Município do Libolo em 2013, ano esse que marcou de forma significativa os estudos no âmbito do Projeto e que permitiram que o mesmo esteja hoje a dar contributos relevantíssimos para a Academia em geral e a colocar o Município do Libolo como um dos pólos mais significativos da pesquisa em Humanidades da atualidade não só em Angola mas também internacionalmente. A confirmar isso mesmo, note-se que 5 membros das equipas de pesquisas do Projeto Libolo foram convidados para fazerem parte da Banca de Doutoramento (Profa. Dra. Márcia Oliveira, Prof. Dr. Carlos Figueiredo, Prof. Dr. Eduardo dos Santos, Profa. Dra. Flaviane Svartman e Prof. Dr. Francisco Lopes). De entre estes, ganha especial destaque a presença do Prof. Dr. Eduardo dos Santos, autor da primeira Tese de Doutoramento no âmbito dos estudos do Projeto Libolo sobre o Português do Libolo, e que integrou as equipas de pesquisadores do Projeto Libolo que realizaram trabalho de campo no Município do Libolo em 2013 e 2018 (ler aqui artigo que publicámos em 2015).

A defesa da tese da Profa. Dra. Lurdes Jorge revelou-se também bastante significativa por poder contar, entre o público, com a presença de três membros da comunidade libolense que têm sido incansáveis no seu apoio ao Projeto Libolo desde a primeira hora:  Graciette M. Matos Mata Antas (Tia Ká), Coordenadora da Célula de Cultura do Projeto Libolo, seu esposo José Antas, e Jenilson Pereira, Acessor Jurídico da Administração do Município do Libolo.

À Profa. Lurdes Jorge, em especial, e a todos os membros das equipas do Projeto Libolo e seus colaboradores no Libolo, em geral, o Kalulo.com, em nome de toda a comunidade libolense, manifesta vivas congratulações e faz votos para que as pesquisas no Libolo continuem a colocar internacionalmente, em patamar elevado, o nome do Município.

 

FOTOS DIVERSAS

PATROCINADORES DO PROJETO

LANÇAMENTO DO SITE "SLB Libolo Heritage"