user_mobilelogo

Fotos diversas

Patrocinadores do Projeto

Lançamento do site "SLB Libolo Heritage"

Projeto LiboloNo próximo dia 15 de Julho, pelas 10h, realiza-se na Sede Social do Clube Recreativo Desportivo do Libolo, em Calulo, a cerimónia de apresentação do Website Oficial do “SLB Libolo Heritage” (ver aqui o programa completo).

O evento conta com a presença dos pesquisadores coordenadores do “Projeto Libolo”, Prof. Dr. Carlos Filipe Guimarães Figueiredo (Universidade de Macau, China) e Profa. Dra. Márcia Duarte dos Santos Oliveira (Universidade de São Paulo, Brasil), dos seus patrocinadores filantrópicos angolanos, Global Seguros - Companhia Angolana de Seguros, S.A. – representada pelo Dr. Rui Eduardo Leão da Costa Campos, Presidente do Conselho de Administração da Global Seguros e também Presidente do Clube Recreativo Desportivo do Libolo – e pela Enga. Sónia Clara dos Santos Costa Campos, Gerente da S2C. No evento estarão ainda presentes autoridades do Governo da Província do Kwanza-Sul e do Município do Libolo, bem como do poder tradicional.

O “SLB Libolo Heritage” será uma macro associação que congregará várias áreas de intervenção, incluindo o Projeto Libolo na vertente académico-científica. As outras áreas de intervenção do “SLB Libolo Heritage” serão: Área do Património Cultural do Libolo (preservação e divulgação do património material e imaterial do Libolo), Área Desportiva (implementação do paradesporto no Libolo), Área Pedagógico-Educacional e Área da Museologia.

O “Projeto Libolo” é um projecto internacional e multidisciplinar, centrado em quatro áreas de estudos das humanidades: linguística, história, antropologia e filologia (edição de texto). A partir de uma área sócio-histórica estratégica angolana, – o Município do Libolo, Kwanza-Sul, Angola –, pesquisam-se as cadeias de conexões entre esta região e outros países de língua oficial portuguesa bem como países da área caribenha. O cotejo empreendido entre essas áreas levam em conta o fluxo de escravos resgatados no Libolo entre os séculos XVI e XIX e transplantados para fora de Angola.

Durante o mês de Julho de 2017, a presença no Município do Libolo dos pesquisadores coordenadores do Projeto, além da cerimónia de apresentação do Website Oficial do “SLB Libolo Heritage” (Projeto Libolo), visa a:
1. dar conhecimento sobre as linhas de implementação do “SLB Libolo Heritage” (Projeto Libolo):
(i) implementação do paradesporto no Município do Libolo;
(ii) preservação e divulgação da cultura material e imaterial do Município do Libolo;
(iii) ministração de curso(s) a docentes e discentes do Município do Libolo objetivando à criação de uma Cátedra de Ciências Humanas e Pedagógica no Município do Libolo
2. dar continuidade às pesquisas científicas centradas no Município do Libolo.

Destacamos a enorme importância deste acontecimento, o qual projetará o Libolo para o topo dos municípios angolanos, no que concerne à promoção internacional da cultura nacional. De parabéns estão os coordenadores do Projeto Libolo, patrocinadores e autoridades nacionais, locais e tradicionais, bem como a comunidade libolense que não deixará de prestar o seu apoio incondicional.

Lançamento do site "SLB Libolo Heritage"