Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Vai decorrer no Brasil, de 22 a 26 de Junho próximo, a "2ª Semana do 'Projeto Libolo': III Encontro dos Pesquisadores do Projeto Interdisciplinar "Aspectos Linguístico-educacionais, Histórico-culturais, Antropológicos e Sócio-identitários do Município do Libolo, Kwanza-Sul/Angola". Este importante evento, acolhido pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo, para além de uma agenda bastante preenchida de reuniões dos investigadores do projecto e de um mini-curso ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Figueiredo, ficará também marcado pela realização da 1ª tese de doutoramento sobre esta temática, a cargo do pesquisador Eduardo Ferreira dos Santos. O “Projeto Libolo” estará também presente numa prestigiada conferência internacional que decorrerá no mês de Julho na Áustria.

No próximo dia 22 de Junho, o pesquisador Eduardo Ferreira dos Santos, membro da Equipa de Pesquisas de Linguística do "Projeto Libolo" vai defender a sua Tese de Doutoramento intitulada "Sentenças marcadas para o foco no Português do Libolo: uma proposta de análise derivacional". A tese foi orientada pela Vice-coordenadora do "Projeto Libolo", Profa. Dra. Márcia Santos Duarte de Oliveira e a defesa irá decorrer na FFLCH/USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo), Brasil. Trata-se da primeira tese de doutoramento voltada para os estudos do português falado no Libolo e tem ainda a particularidade de "abrir", oficialmente, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo), uma área de investigação acerca do português falado em África. Sem dúvida, uma conquista do "Projeto Libolo" que convém realçar, uma vez que esta oficialização representa um marco histórico nos estudos linguísticos sobre as variedades de português falado em África. A importância dos estudos no âmbito do "Projeto Libolo" para a Linguística actual é já amplamente reconhecida pela "academia", uma vez que 4 membros da sua actual equipa de pesquisadores foram convidados para fazerem parte da Banca Examinadora de defesa desta tese: Prof. Dr. Carlos Filipe Guimarães Figueiredo (Coordenador-geral do projecto), Profa. Dra. Ana Paula Quadros Gomes (Coordenadora dos Estudos de Semântica Formal do projecto), Profa. Dra. Margarida Maria Taddoni Petter (Coordenadora da Equipa de Estudos do Quimbundo do projecto) e Profa. Dra. Esmeralda Vailati Negrão (membro da Equipa de Estudos do Quimbundo do projecto).

A defesa da Tese de Doutoramento ocorrerá durante o período em que se realiza a "2ª Semana do 'Projeto Libolo': III Encontro dos Pesquisadores do Projeto Interdisciplinar "Aspectos Linguístico-educacionais, Histórico-culturais, Antropológicos e Sócio-identitários do Município do Libolo, Kwanza-Sul/Angola". O evento será acolhido pelo CEA/USP (Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo) e decorrerá ente 22 e 26 de Junho. Para além da defesa da Tese de Doutoramento, os pesquisadores terão uma agenda de reuniões bastante preenchida em que se discutirão várias questões respeitantes ao projecto e o Prof. Dr. Carlos Figueiredo ministrará ainda um Mini-Curso no âmbito do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Linguística da FFLCH/USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo) e subordinado ao tema "O português falado em Almoxarife (São Tomé) e no Libolo (Angola): aproximações com o português do Brasil."

Para além destes 2 importantes acontecimentos, o "Projeto Libolo" estará também, mais uma vez, presente numa prestigiada conferência internacional de Linguística: o "International Colloquium of the Society of Pidgin and Creole Linguistics (SPCL) and Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE)", a realizar-se no Instituto de Linguística da Universidade de Graz, Austria, entre 07 e 09 de Julho.  Graz, Austria. Os trabalhos a apresentar serão: 

1. "O clítico 'lhe' em relativas do Português do Libolo, Angola: evidências de merge de beneficiário por traço edge", da autoria dos professores Carlos Filipe Guimarães Figueiredo, Lurdes Teresa Lopes Jorge e Márcia Santos Duarte de Oliveira.
2. "O ‘sujeito’ focalizado no português do Libolo e no caboverdiano (Barlavento)", da autoria de Márcia Santos Duarte de Oliveira, Lurdes Teresa Lopes Jorge e Eduardo Ferreira dos Santos
 
Nota:
Para conhecer melhor o "Projeto Libolo" consulte o nosso site no menu "Cultura-->Projeto Libolo"
 
 

FOTOS DIVERSAS

PATROCINADORES DO PROJETO

LANÇAMENTO DO SITE "SLB Libolo Heritage"