Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Realiza-se de 21 a 26 de Abril, no Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, o I Encontro dos Pesquisadores do Projecto interdisciplinar “Aspectos linguístico-educacionais, histórico-culturais, antropológicos e sócio-identitários do Município do Libolo”, também referenciado como “Projecto Libolo”.
O projecto visa estudar o português e o quimbundo do Libolo, línguas faladas nesta região, buscando as possíveis intersecções entre essas duas línguas e, por extensão, com outras variedades de português faladas em África e no Brasil.

Durante os encontros, serão apresentados e discutidos os resultados iniciais da pesquisa de campo no Libolo (ver notícia de Julho de 2013) em que foram colectados dados sobre a língua, a história e aspectos da cultura do município, por meio de entrevistas e recolhas espontâneas gravadas em áudio vídeo/imagem, com falantes de português e quimbundo.

Estarão presentes o coordenador geral do projecto, Prof. Dr. Carlos Figueiredo, da Universidade de Macau, do colaborador angolano natural do Libolo, José Albino José, e dos integrantes da equipe composta por professores e pesquisadores de diversas Universidades brasileiras. Na semana do “Projecto Libolo”, serão ainda recebidos pesquisadores convidados: linguistas, historiadores e pesquisadores envolvidos com as Humanidades Digitais.

A organização deste importante evento reservou as manhãs dos dias 21 a 26 de Abril para reuniões de trabalho dos pesquisadores do projecto. As tardes dos dias 23 a 25 de Abril, abertas ao público, serão dedicadas à realização de diversas conferências e mesas redondas sobre as temáticas “Aspectos Histórico-Linguísticos do Libolo: aproximações com o Brasil”, “Humanidades Digitais e o Editor de Texto E-Dictor”; “Anotações sintáticas/ grandes corpora – Humanidades Digitais”.

FOTOS DIVERSAS

PATROCINADORES DO PROJETO

LANÇAMENTO DO SITE "SLB Libolo Heritage"