Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Conforme previsto e noticiado neste espaço, está desde o dia 6 de Julho no Libolo uma equipa internacional de investigadores nas áreas da linguística, ensino e formação de docentes, história e antropologia, com o objectivo de realizar trabalho de campo de recolha de informação para futura produção científica nestas áreas.
A equipa tem cumprido um intenso programa de trabalhos que se prolongarão até ao próximo dia 5 de Agosto, embora a maior parte dos seus elementos termine a sua colaboração até à próxima segunda-feira, dia 29 de Julho.
 

O programa de trabalhos tem consistido, na sua essência, em deslocações às várias Comunas do Libolo (Calulo, Cabuta, Munenga e Quissongo), para o desenvolvimento de tarefas diversas, entre as quais.
- Reuniões com as autoridades locais;
- Trabalhos nas escolas;
- Entrevistas e auscultações;
- Visitas a várias fazendas da região (Cabuta, Xixila, Rochita).
A equipa tem também sido presenteada com alguns momentos de lazer e descontracção, incluído a sua notada presença no histórico jogo de futebol em que o Recreativo do Libolo derrotou o Esperance de Tunis (1-0), em jogo a contar para a fase de grupos da Taça dos Campeões Africanos.
Destaca-se também um momento extra-programa, realizado na passada sexta-feira 26, no qual a equipa fez questão de presentear a Biblioteca Maria Carolina com a oferta de uma grande quantidade de livros em várias áreas do saber.
Fazemos votos para que o trabalho de campo seja coroado de êxito, contribuindo assim para o desvendar da riquíssima história que o Libolo tem para contar e que se reveste da maior importância para a região e para o país.
Para a posteridade deixamos aqui uma reportagem fotográfica que documenta a visita da equipa à Comuna do Quissongo, bem como o momento de oferta de livros.


 

FOTOS DIVERSAS

PATROCINADORES DO PROJETO

LANÇAMENTO DO SITE "SLB Libolo Heritage"